Diferenças humanas: da inclusão à exclusão


Projeto: Diferenças humanas: da inclusão à exclusão

Organização: Lenir Maria Rossarola
Colaboração: Sílvia Bizarro

1 TEMA
            O tema escolhido para desenvolver neste projeto é “diferenças humanas”, partindo de questões inclusivas chegando a analisar a exclusão social.

2 PROBLEMA
            O problema que norteia toda a ideia do projeto é: Como as diferenças são sentidas por nós, por quem as apresenta e como podemos pensar a superação? Ainda, quando as diferenças humanas podem criar preconceitos que levam à exclusão?

3 JUSTIFICATIVA
            O assunto tratado neste projeto é de fundamental importância para a formação humana especialmente no campo social, onde os contatos regem a boa convivência. As diferenças humanas são traços característicos, individuais e dignos de respeito.
O ser humano é na sua essência um ser social, precisa do outro para sobreviver, para interagir, para ser feliz, etc. Somos naturalmente diferentes, mesmo sendo filhos de mesmo pai e mesma mãe. Portanto, consiste em um erro absurdo discriminar as diferenças humanas.
            Para garantia de felicidade, de boa convivência social, não podemos deixar de reconhecer as diferenças apenas como particularidades. Caso seja interpretada a diferença como castigo ou como problema, estaríamos iniciando já uma forma de exclusão.
           
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo geral
            Pretendemos refletir o tema das “diferenças humanas”, passando pela sensação de como somos, de como os outros são e pensando maneiras de superação da diferença, podendo então realizar as atividades de que gostamos. Assim passaremos da exclusão à inclusão social.

4.2 Objetivos específicos
Ø      Refletir sobre “diferenças humanas”;
Ø      Conversar sobre preconceitos;
Ø      Realizar leitura de textos e fazer debate sobre deficiências;
Ø      Assistir vídeos sobre o assunto;
Ø      Repensar a imagem que passamos ao outro e o que somos de fato;
Ø      Construir apresentação em slides;
Ø      Produzir textos dentro deste tema;
Ø      Integrar as tecnologias na realização das propostas de atividades.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
            Todos os seres humanos se mostram refletindo uma imagem para a sociedade. E o que somos nem sempre é o que os outros percebem em nós. Cada gesto, cada atitude, cada sinal é revelador. Não somos o que queremos ser. Porém, não importa a imagem que passamos, importa é sermos felizes, é termos atitudes respeitosas com os que nos rodeiam, é conviver em harmonia com o próximo.
O preconceito e a discriminação são questões a serem combatidas no âmbito escolar. É preciso realçar valores de respeito e superação. A escola tem papel fundamental na tarefa de acabar com tais problemas sociais. É preciso acordar os alunos para uma sociedade que clama por paz, harmonia, com cidadãos dignos. Em caso de ter problemas de qualquer ordem que os torna diferentes, que saibam superar e alçar novos vôos, que possam se dedicar a funções que trazem felicidade não se jogando à frustração.
As diferenças humanas existem e são normais, existenciais, não devendo consistir em modelo de frustração jamais. Pelo fato de ser diferente do outro não significa ser melhor ou pior. Seja por motivo de doença, de má formação ainda no feto, seja por preconceito de raça, de religião ou outro qualquer, de nenhuma maneira é aceitável que aconteça o deboche, o desdém, a humilhação.
Andrade apud Aquino (1998) escreve sobre o preconceito com relação aos deficientes físicos. Estes se vêem em situação de desvantagem, de incapacidade, sofrendo preconceito na escola. Ainda, realçam também a situação do professor que não tem habilidade nem formação para trabalhar com inclusão. E, Fernandes (2002) trata da acessibilidade, fundamental em todos os ambientes sociais como: escolas, prédios públicos, centros comerciais, etc.
            Não estaremos adotando autores como apontamento exato, pois o objetivo é refletir sobre as questões do “ser diferente”.

6 METODOLOGIA
            A aplicação deste projeto será em turmas de 8ª série do Ensino Fundamental – Anos Finais. Através de momento inicial, com dinâmicas em sala de aula e no pátio, que permitam perceber as diferenças existentes entre os seres humanos, partindo, posteriormente, por construções de conhecimentos, utilizando recursos tecnológicos, serão montadas apresentações de slides, serão assistidos filmes e também será criado blog para registro das produções dos alunos.
            Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a pretensão de montar material alternativo para proporcionar momentos reflexivos sobre o assunto em outras pessoas pelo mundo, buscando a valorização do eu e alcançar um nível de reflexão individual.

7 CRONOGRAMA
O trabalho será desenvolvido no 2º semestre deste ano, de agosto a dezembro:
ATIVIDADES
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Dinâmica para abrir reflexão
X




Criação de slides
X
 X



Reflexões e debates

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Vídeos sobre o assunto

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Apresentação dos slides


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Leitura e produção textual


X
Discutir sobre as diferenças



X

Pesquisar sobre preconceitos e superação



X
Registrar a produção em blog


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Apresentar aos colegas



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X

8 RECURSOS
8.1 Materiais
            Para a realização do projeto em sua íntegra serão necessários os seguintes materiais: papel cartolina, canetinha colorida, cola e materiais alternativos.

8.2 Tecnológicos
            Dentro das possibilidades de criação com apoio de computador com softwares temos: Impress, Writer e outros. Ainda, utilização da internet para disponibilizar as produções em blog.


9 REFERÊNCIAS

ANDRADE, Erica Nunes apud AQUINO, Julio Groppa. Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summos, 1998. Disponível em: http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/diferencas-e-preconceito-na-escola-alternativas-teoricas-e-praticas/. Acesso em agosto/2013.

COSTA, Sandra Moraes de Brito. Dignidade humana e pessoa com deficiência. São Paulo: Ltr., 2008.

FERNANDES, Idília. A diversidade da condição humana: deficiências/diferenças na perspectiva das relações sociais. Disponível em http://www.faders.rs.gov.br/uploads/1208874526Tese_de_Doutorado_2003_Idilia_Fernandes.pdf.  Acesso em agosto/2013.

Quer saber – inclusão e diferenças humanas. Disponível em: http://mais.uol.com.br/view/9798299.  Acesso em agosto/2013.


VERANI, Cibele. Diversidade Humana. NESPISI/ENSP/Fiocruz Disponível em: http://www.ghente.org/ciencia/diversidade/. Acesso em agosto/2013.